A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, da Póvoa de Varzim, no âmbito das comemorações do seu 15º aniversário, prossegue com a realização de um programa bastante rico em actividades de diverso género.
"A Biblioteca programou um grande conjunto de actividades para assinalar a quadra natalícia, à qual dá uma atenção especial, tendo como destinatários principais os mais jovens. Em vários espaços do edifício, estão colocadas estruturas de exibição que apresentam obras relacionadas com o Natal. Aliás, esta é uma ideia que vai ser aproveitada, ao longo do ano, para assinalar outras datas, como a Páscoa e o Dia Internacional da Música.
'Sábados Mágicos … Leituras Encantadas' é o nome da actividade que junta pais e filhos em torno das histórias infantis e que, este mês, foi subordinada ao tema "O Natal está a chegar". Ainda tendo os mais jovens como público-alvo, a Biblioteca, na sua Sala Infanto-Juvenil está a promover o cantinho da leitura, iniciativa em que as crianças fazem trabalhos manuais alusivos a esta quadra.
Mas a animação desta época não se limita ao espaço físico da estrutura municipal. A Ludoteca preparou, em conjunto com a Associação ‘Comércio ao Ar Livre’, uma animação de rua, a realizar na Casa do Pai natal situada na rua da Junqueira, que vai levar às crianças alguns dos melhores contos relacionados com a quadra como "O Pinheirito", "Ninguém dá Prendas ao Pai Natal" ou "A Primeira Prenda de Natal de Henriquesempreemespera". Uma actividade que vai contar com a colaboração de alguns elementos do Varazim Teatro para, diz Cláudia Ribeiro, educadora de infância da Biblioteca, "que a narração seja acompanhada por uma atracção, um estímulo visual. É uma forma de captar a atenção das crianças".
Ana Maria Cadilhe, técnica do Fundo Local, recriou o serão de Natal típico da Póvoa de Varzim, com destaque para a ementa da ceia natalícia, e para tal documentou-se, recorrendo a múltiplas fontes.
Fonte: Póvoa Semanário – 22-12-006
No sábado passado, dia 16 de Dezembro, foi apresentado na Biblioteca Municipal, com mais de uma centena de pessoas a assistir, o livro “O Ardina – o livro sonhado” de Joaquim Ferreira da Silva, com apresentação pelo Juiz conselheiro Alfredo José de Sousa, “palavras” de Aurelino Costa com acompanhamento de guitarra clássica de Rafael Centeio. O livro, que é uma homenagem do autor ao pai, foi só possível de dar à estampa graças a vários apoios. As receitas da venda desta obra revertem para o MAPADI – Movimento de Apoio a Pais e Amigos do Diminuído Intelectual, onde o autor é voluntário, e também para a Casa do Ardina, em Lisboa.
Na passada sexta-feira, dia 15 de Dezembro, foi apresentado na Biblioteca Municipal o livro “Antero de Quental – redivivo – com Eça, Leonardo e João Mendes” da autoria de Antero Simões, antigo Professor de Literatura Portuguesa e Jornalismo.
A obra divide-se em três partes. A primeira é uma divulgação em tom expositivo da vida e obra de filósofo e escritor, Antero de Quental, membro da Geração de 70. A segunda parte é constituída por três entrevistas realizadas pelo autor enquanto repórter imaginário. A primeira tem como entrevistado Eça de Queirós e aborda a faceta de Antero como homem. A segunda entrevista ‘acontece’ 50 anos depois e tem o seu enfoque no trabalho filosófico de Quental. Leonardo Coimbra é quem responde às questões colocadas por Antero Simões. Na última entrevista João Mendes fala de Antero de Quental enquanto artista literário, numa entrevista que difere das anteriores por ser real, já que este foi professor do autor do livro. Uma breve antologia de todos os poetas lusófonos influenciados por Antero encerra o "Redivivo", uma obra que reproduz o trabalho de "várias décadas" de Antero Simões. Etiquetas: Actividades de Animação Divulgação e Marketing, Encontros com Autores, Eventos, Exposições, Livros e Leitura, Representações Cénicas |
Um Bom Natal e um Próspero Ano Novo, são os votos de "No Mundo dos Museus".
("No Mundo dos Museus..." mudou de endereço, mas continua com o mesmo nome)
Saudações museológicas,
Ana Carvalho
http://nomundodosmuseus.wordpress.com/